sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Programa de debates do grupo OcupaRio sobre a questão das ocupações no Rio e mundo afora. É preciso pensar, teorizar os novos comportamentos políticos que surgiram com o movimento Occupy. Três encontros no IFCS/UFRJ em fevereiro e março e outro aberto, na praça, na Cinelândia, no local onde o OcupaRio acampou. O programa traz uma bibliografia interessante (e links para os textos) sobre o movimento.



Mais o evento dos Occupy:

Low Lives: Occupy!
CONVOCATÓRIA INTERNACIONAL PARA ARTISTAS E APRESENTADORES

LLO_logo_small
Data do evento: 3 de Março de 2012
http://ethreemail.com/e3ds/mail_link.php?u=http%3A%2F%2Fwww.lowlives.net&i=0&d=17Z7Y78X-8W28-479Z-8ZYX-0V5Y9206U673&e=giselle.ruiz@superig.com.br
Low Lives lança um novo programa em parceria com Occupy With Art e o Instituto Hemisférico de Performance e Política.

No dia 3 de março de 2012, Low Lives: Occupy! — uma plataforma internacional criada para que que artistas, públicos e apresentadores possam apoiar o movimento Occupy — transmitirá online performances, ações e happenings ao vivo e simultaneamente no mundo inteiro. Artistas, coletivos de artistas, grupos de ocupantes e apresentadores em todo o mundo expandirão o alcance e a visibilidade dos protestos Occupy, ao transmitir conteúdo para a comunidade e o público internacional. Os protestos Occupy, e a miríade de perspectivas e experiências relacionadas a esse momento único, serão amplificados, explorados e experimentados através da plataforma criativa online Low Lives. Low Lives: Occupy! reconhece a oportunidade poderosa de poder apresentar performances no mundo inteiro, e por isso convida artistas a abrir olhos e mentes através de uma re-imaginação radical das maneiras em que é possível existir e se relacionar.



Kaxinawá Occupy. Som, Música e Poesia.
A Riqueza da Pobreza
The Wealth of  the Poor
O trabalho é uma leitura ao vivo de textos selecionados de Império/ Empire de Antonio Negri  e Michael Hardt – em português e inglês –  sobre a Riqueza da Pobreza / The Wealth of the Poor, acompanhados por batida eletrônica e contrabaixo  e teclado ao vivo -  O texto é comentado por cena muda do filme Milagre em Milão de De Sica e Zavattini (citado no texto), projetado no telão durante a leitura, assim como pequenos trechos intercalados de rappers brasileiros (Sabotage e outros) com o tema da pobreza no Brasil (trechos selecionados de youtubes dos autores)  - duração total: 7 min.
O trabalho será apresentado num evento que dará inicio ao ano letivo da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense  da UERJ – uma unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (universidade pública e gratuita) localizada no município de Duque de Caxias e freqüentada por  estudantes de vários municípios da Baixada Fluminense que formam a periferia da cidade do Rio de Janeiro O evento contará com a presença de convidados participantes e organizadores do OcupaRio.
A proposta de trabalho de graduação e pós-graduação da FEBF, leva seus professores e muitos pós-graduandos a centrar suas pesquisas nas questões das periferias urbanas, com ênfase na da cidade do Rio de Janeiro – nós somos os 99%. O acompanhamento do movimento Occupy é feito em várias disciplinas e áreas de estudos da FEBF. Temos cursos de graduação em Educação, Geografia e Matemática; e um programa de pós-grad em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas atendendo a um total de 950 alunos – Contamos com a presença de uma grande parcela de alunos e professores no evento  - . V.  http://www.febf.uerj.br/ 
O trabalho é inédito e nossa proposta é gravar todo o Low Lives: Occupy! – suas 2 hs de programação streaming para reproduzir em outros momentos pela IPTV Kaxinawá – canal de televisão via Internet – que transmite produções da nossa Universidade e de grupos /ONGs do movimento social da Baixada Fluminense. A transmissão em streaming da nossa participação, assim como a recepção e transmissão  doLow Lives: Occupy! será feita pela equipe da IPTV Kaxinawá.



Biografia do Grupo:
Kaxinawá. Som, Música e Poesia  é formado por Mauro Sá Rego Costa (Prof. Adj. FEBF e radiomaker); Adriana Ribeiro (musicista e radiomaker), Pedro Albuquerque Araújo (músico e radiomaker) e Carlos Alexandre Moraes (músico e webdesigner) –  todos  Mestres formados pelo Programa de Pós-graduação da FEBF – ; e Marcelo Lopes (DJ, técnico de áudio, responsável pelo Estúdio de Som e Música da FEBF).  O grupo já atua há dois anos  produzindo música, poesia sonora e paisagens sonoras no Estúdio de Som e Música da FEBF/UERJ. Atuam juntos também no Radioforumbr – http://radioforumbr.wordpress.com/  - blog de pesquisa e divulgação de produção em áudio e rádio.


A equipe da IPTV Kaxinawá responsável pela gravação/transmissão do evento para o Low Lives: Occupy!  é formada por  Renata Fagundes Barros (produtora),  Luciano Mello Dias (câmera), Thiago Rigueira (câmera), Márcia Rocha (luz) estudantes do Mestrado em Educação, Cultura e Cidadania da FEBF; e Rodrigo Mesquita  (editor), Mestre formado pelo mesmo Programa e atualmente Bolsista de Apoio Técnico . Direção Alita Sá Rego (Profa. Adj. FEBF)
Marcelo Lopes  fará o som e Carlos Alexandre a coordenação da transmissão e recepção pela internet. Roteiro e Coordenação Mauro Sá Rego Costa.

Vídeos de ilustração:
Video com apresentação de Mauro Costa,  Marcelo Lopes e Carlos Alexandre em evento Filosofando na Laje, organizado na FEBF em novembro de 2011 (mesmo espaço físico  que utilizaremos no  Low Lives: Occupy! )  -  http://blip.tv/file/get/Kaxinawa-FilosofandoNaLajeFEBFUERJ274.mpeg     3’18”
Video de ensaio da leitura do texto do Kaxinawá Occupy. Som, Música e Poesia ---- http://blip.tv/file/get/Kaxinawa-LowLivesOcuppyFEBFUERJ845.mpeg  2’53”

Nenhum comentário:

Postar um comentário