terça-feira, 13 de março de 2012

Curso sobre performance na ECO/UFRJ



Divulgamos curso sobre performance e performatividade que será oferecido pelo professor Carlos Mendonça (UFMG), pesquisador em pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação da Comunicação da ECO/UFRJ, no primeiro semestre de 2012. Agradecemos se puderem repassar a ementa abaixo para eventuais interessados. Para inscrição ou qualquer outra informação favor entrar em contato com Marlene Bonfim (marlene.bomfim@eco.ufrj.br). As ementas completas dos cursos e seminários estão disponíveis no site do Programa: http://www.pos.eco.ufrj.br/
Abraço, Mauricio Lissovsky, Coordenador PPGCOM/UFRJ

Experiência criativa e fenômenos comunicacionais: a ampliação do sensível pela performatividade cênica.

Prof.: Carlos M C Mendonça / Universidade Federal de Minas Gerais                                 

Horário: Segunda-feira, 16:40 às 20h10 (18/04 a 27/06)

 

O seminário debaterá a possibilidade do fortalecimento da experiência estética através do incremento dos fenômenos comunicativos intrínsecos as artes cênicas. Para tanto, será observado nos objetos analisados o modo pelo qual a criação cênica coloca em tensão fenômenos sensíveis e comunicacionais através de uma aproximação e um distanciamento de dimensões constituintes do cotidiano. Tomaremos como objeto de análise encenações e coreografias que têm como princípio criativo o compartilhamento da experiência entre artistas e espectadores e que utilizam em sua composição elementos típicos da performance. A junção entre performance, teatro e dança empreende um conjunto de modificações no produto cênico, tais como:

·         a invocação e uso das qualidades do performer presentes no ator,

·         a produção e incremento das imagens como forma narrativa em detrimento do texto,

·         a invocação da recepção do espectador como observador criador,

·         bem como o privilégio da apresentação da cena como acontecimento e não mais o investimento no caráter formal da representação. 

O ponto de partida para o trabalho analítico será a encenação "Cortiços", da Cia de Teatro Luna Lunera, de Minas Gerais; e a coreografia "Al menos dos caras", do grupo de dança Projects in Movement, da Espanha.

 

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário