terça-feira, 3 de abril de 2012

UFRJ - II Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (II BRISPE)




 

Caros Coordenadores de PG,

As inscrições para o II Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (II BRISPE), 28 de Maio-1 de Junho, já estão abertas (http://www.iibrispe.coppe.ufrj.br). Os 3 primeiros dias do evento serão na COPPE/UFRJ, com ativ idades paralelas na FIOCRUZ. O quarto dia será na USP e o quinto dia na PUCRS.
 
O evento inclui o curso "On Writing and Publishing Science" (29-30 Maio), que será ministrado pela presidente do
Committee on Publication Ethics (COPE), ao qual estão filiadas as principais editoras científicas. O curso abordará desde questões diversas sobre scientific writing até problemas específicos sobre revisão e cancelamento de artigos, ressaltando tendências nas políticas editoriais dos principais periódicos. Pesquisadores jovens e experientes (incluindo alunos de pós-graduação), bem como editores, são o principal público-alvo do curso.

Particularmente para os alunos de mestrado e doutorado, o curso (vagas limitadas) terá aplicação direta para a formação desses alunos como autores científicos, sintonizados co m as mais novas exigências para submissão e publicação de artigos nos principais periódicos científicos internacionais. Além disso, o curso será importante para os alunos perceberem quais são suas maiores dificuldades na elaboração de artigos em inglês. 

Como descrito no site do II BRISPE, o evento está inserido no seguinte contexto: 
A integridade científica e conduta responsável em pesquisa são hoje temas que fazem parte da agenda da pesquisa científica no mundo. O Brasil vem se tornando um líder regional e internacional na pesquisa. A liderança, entretanto, requer mais do que publicações científicas de qualidade: requer também um comprometimento que assegure que a ciência que gera as descobertas seja realizada com responsabilidade e integridade. Especialmente nas últimas décadas, a comunidade científica deparou-se com uma série de desafios éticos relacionados aos conceitos de responsabilização na ciência e à confiabilidade nos resultados da pesquisa. Essas questões são de particular importância uma vez que os diálogos entre ciência e sociedade vêm se tornando cada vez mais significativos na ciência contemporânea. Como líder emergente na pesquisa, o Brasil deve ter um papel ativo nesses diálogos e envolver sua comunidade científica nas discussões internacionais da ética e integridade em pesquisa. Nesse contexto, o Encontro Brasileiro de Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Pu blicações (BRISPE, da sigla em inglês Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics) estabelece um fórum de discussões sobre questões éticas de relevância para instituições de pesquisa, periódicos internacionais e agências de fomento. O II BRISPE pretende engajar pesquisadores (jovens e experientes), editores, educadores e gestores na discussão atual sobre integridade em pesquisa e seu impacto nas transformações recentes sobre a forma de conduzir, comunicar e revisar ciência neste início de século. 
 
O II BRISPE conta com o apoio de diversos colaboradores, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) , o Committee on Publication Ethics (COPE),
os National Institutes of Health (NIH), o Conselho Federal da Ordem  dos Advogados do Brasil  (OAB), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dentre os vários palestrantes, incluem-se Nicholas Steneck (diretor do programa de ética em pesquisa da Universidade de Michigan e co-organizador das duas conferências mundiais sobre integridade científica), Elizabeth Wager (presidente do Committee on Publication Ethics- COPE), Sabine Kleinert (co-presidente do COPE e editora executiva do periódico The Lancet, um dos mais conceituados na ciência médica), Susan Zimmerman (diretora executiva da secretaria geral sobre conduta responsável em pesquisa do governo canadense e membro do painel que  elaborou o documento mais recente sobre integridade científica adotado pelas principais agências de fomento do Canadá), Linda Nielsen (vice-presidente  do Painel Europeu sobre Ética em Ciência e Tecnologia e presidente da Comissão Nacional Dinamarquesa para a UNESCO); Harold Garner (diretor do Instituto de Bioinformática da Universidade Estadual da Virginia e um dos idealizadores do eTBlast, que possibilitou o maior estudo já realizado sobre redundância em publicações científicas)

Vale a pena conferir!! 

Dr. Debora Foguel
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa - PR2

 



--




Nenhum comentário:

Postar um comentário