sexta-feira, 29 de junho de 2012

DEFESA DE TESE MARTHA WERNECK


Corpos Móveis



Polígono da A.R.T.E - Intervenção Urbana 2012 (Amazonas)

Polígono da A.R.T.E. é uma intervenção artística urbana criada em 2002 pelo artista Roosivelt Pinheiro (amazonense, residente no Rio de Janeiro). Consiste numa tenda de 3,00 x 3,00 x 2,40 m, a qual é instalada em espaços públicos e equipada para a realização de interações entre artistas e o publico flutuante da rua. Esta proposta, neste momento, conta com o patrocínio da Funarte, com o objetivo de promover o intercâmbio inter-regional entre os  estados do Rio de Janeiro e Amazonas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Chamada para Submissão de Artigos - Poiésis 20


Seminário Internacional de Educação em Ciências em Rio Grande - BRASIL

Seminário Internacional de Educação em Ciências em Rio Grande - BRASIL

Maiores informações em www.nuepec.furg.br

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) convida estudantes e pesquisadores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, evento vinculado ao  Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC, a realizar-se na cidade de Rio Grande/RS/BR, nos dias 15, 16 e 17de outubro de 2012.

O evento objetiva promover espaços para divulgação de conhecimentos na área da Educação em Ciências e Tecnologia, fortalecer o intercâmbio de pesquisadores e de grupos de pesquisa, promover trocas de experiências, debates e outras interações. A estrutura do evento contempla palestras, mesas temáticas, apresentação de comunicações orais, painéis e atividades paralelas.

Este evento encontra-se em sua segunda edição e mostra-se importante em virtude da área de Educação em Ciências ser uma das que mais tem recebido apoio e incentivo das políticas públicas, pois se configura como temática estratégica do desenvolvimento do país. Este ano o SINTEC ocorrerá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no período de 15 a 21 de outubro.
João Alberto da Silva
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM
Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC
http://www.nuepec.furg.br

Palestra Luciana di Leone UFRJ

Car@s,


       Gostaria de convidá-l@s para a palestra de Luciana di Leone intitulada "Poesia contemporânea e afetividade: escrever com o outro e os riscos do mesmo" a se realizar no dia 29 de junho (sexta-feira), às 15 h, na Sala 140 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (Campus Praia Vermelha). Segue resumo abaixo da palestra feita a partir de sua tese de doutorado realizada na UFF sob orientação da Profa. Célia Pedrosa.

       Luciana di Leone é pesquisadora da UFSC onde realiza seu pós-doutoramento, autora, entre outros, de Ana C.: as tramas da consagração.(Rio de Janeiro: 7letras, 2008), feito a partir de sua dissertação de mestrado realizada na UERJ sob orientação do Prof. Ítalo Moriconi. 

 

        Será um prazer contar com sua presença e agradeço se puderem repassar o convite.

                            Abraços, Denilson Lopes, Prof. ECO/UFRJ

 

Poesia contemporânea e afetividade: escrever com o outro e os riscos do mesmo.

  Se podemos falar de uma virada afetiva – e as suas ressonâncias nas preocupações críticas e artísticas com as reflexões em torno do viver junto, da formação de uma comunidade não hierárquica e da estética relacional – parece necessário observar de que modo(s) os afetos operam em cada produção particular. Interessa-me interrogar, portanto (e tomando como fio condutor a produção de Anibal Cristobo), os modos pelos quais parte da poesia brasileira e argentina produzida nos últimos 15 anos encena e performa as relações afetivas. Ou seja, tentarei não tanto assinalar a existência dessas relações enquanto matrizes dos procedimentos poéticos e de critérios de escolhas editorias (pois elas parecem ter operado em todos os momentos da cultura), senão observar os modos particulares que elas encenam nesses exemplos específicos: modos marcados tanto pela explicitação do critério afetivo como potente matriz de uma escrita relacional, quanto pela vontade de mostrar o risco de tornar essas potências inoperantes.


5ªf 28/06 19>22h abertura: Alvaro Seixas + Patricia Carmo


Esta quinta-feira: palestra imperdível!

28 de junho: "A alegria é a prova dos nove", com o pesquisador e ensaísta, doutor em literatura pela PUC-Rio e mestre em história pelo IFCS/UFRJ Frederico Coelho

Sinopse: A Antropofagia tornou-se ao longo das décadas – desde o seu "lançamento" em 1928 por Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Bopp – uma das principais formas de se pensar a cultura brasileira do século XX. De lema rebelde contra os discursos nacionalistas, passou pela devoração pop da Tropicália e desaguou nos modismos "digestivos" em que tudo que se incorpora culturalmente passa a ser antropofágico. A palestra fará um breve histórico do conceito e buscará o seu lugar – ainda revolucionário ou apenas uma bela palavra – nas transformações radicais do século XXI.
Local: EspaçoSESC – Sala Multiuso – Rua Domingos Ferreira, 160, em Copacabana
Horário: às 20h
Entrada gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes
Telefone e horário de funcionamento da bilheteria: (21) 2547.0156 – de terça a domingo a partir das 15h. 
Classificação: 12 anos

Aberto o edital da revista palindromo 08

EDITAL n. 8, REVISTA PALINDROMO

REVISTA PALINDROMO – CHAMADA 08 – SEMESTRE 02 – 2012

 

Esta chamada para artigos refere-se a oitava publicação da Revista Palíndromo, semestre 2012/02. Estão convidados a participar pesquisadores nacionais e internacionais com investigações correspondentes ao campo das Artes Visuais e suas interfaces nas três Linhas de Pesquisa do PPGAV: Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História da Arte e Ensino de Artes.

A revista referente a esta chamada será dedicada a linha de PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS com o tema:

 PROCESSOS COLABORATIVOS EMERGENTES

Considerando que nossa condição, no momento presente, gera seu próprio paradigma estético, provocar acontecimentos que produzam devires complexos na subjetividade individual e coletiva é de urgência vital.  Para tanto, o jogo representacional de processos artísticos contemporâneos gera novas possibilidades  para o exercício da criatividade durante experiências colaborativas, as quais: produzem novas formas e sentido para a arte;  instauram possibilidades modélicas  de existência pautadas em relações complexas;  ensaiam processos de subjetivação ecosóficos; constroem plataformas de afetos intensificados; entendem a necessidade da formação de espaço como lugar praticado; ativam descontinuidades a partir de saberes compartilhados com o outro; e enfim, reinventam no cotidiano outras formas para a arte onde os referentes de múltiplos campos representacionais entrelaçados fazem com que o resultado seja mais potente do que a mera soma das partes. A proposta editorial da revista PALÍNDROMO –PPGAV do CEART/UDESC, em sua oitava edição, tem como desejo ser um espaço dialógico colaborativo capaz de levantar relatos, experiências, propostas, ações, que tenham como fundamento as pautas apresentadas acima.

 

1.Prazo para recebimento dos artigos:

PALÍNDROMO no. 8 (2012/02) ––  Prazo de envio: 30 de julho – Remeter o texto no formato eletrônico: revistapalindromo@udesc.br Observar as normas apresentadas neste edital.

2.Prazo para avaliação da Comissão Científica – 60 dias



LAVAIPE - Laboratório Virtual de Arte para Públicos Especiais
http://www.artetecnologia.com.br/
CEAD - UDESC

domingo, 24 de junho de 2012

Ministério das Relações Exteriores. Arte contemporânea. Edital.



"II Concurso Itamaraty de Arte contemporânea". O edital abaixo está também disponível no site www.concursodearte.itamaraty.gov.br. Essa iniciativa visa a incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e a ampliar sua divulgação no exterior. O concurso tem por objetivo, igualmente, renovar o acervo permanente do Ministério das Relações Exteriores.

 

Em sua primeira edição, em 2011, foram concedidos prêmios no valor total de R$ 200mil, com a aquisição de dezesseis obras de arte. Neste ano, o valor total chegará a R$ 300mil, permitindo a aquisição de vinte obras de arte nas categorias de pintura, escultura, grafite, fotografia e obras em papel. A data limite para a apresentação de inscrições online é 15 de julho próximo.

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

SECRETARIA-GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES

SUBSECRETARIA-GERAL DE COOPERAÇÃO, CULTURA E PROMOÇÃO COMERCIAL

DEPARTAMENTO CULTURAL

 

EDITAL DC N° 05/2012

 

 

II CONCURSO ITAMARATY DE ARTE CONTEMPORÂNEA

O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL, por intermédio do Departamento Cultural, torna público, para conhecimento dos interessados, que estará promovendo inscrições para participação no II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, nos termos do § 4° e inciso IV do artigo 22 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, e nas condições estabelecidas neste Edital. Os vinte melhores trabalhos, escolhidos por Comissão de Julgamento constituída para esse fim, farão jus à premiação.

 

CAPÍTULO I
Do Objeto

 

Art. 1º. O Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea constitui certame que visa a incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e a ampliar sua divulgação no exterior, com base na concessão de prêmios nas áreas de pintura, escultura, fotografia, obras em papel e grafite.

Art. 2º. As despesas com o presente Concurso correrão à conta do Programa de Trabalho 07.392.2057.6641.0001 Fomento a Eventos de Divulgação do Brasil no Exterior, elemento de despesa 33.90.31, do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

CAPÍTULO II
Das Inscrições

 

Art. 3º. Poderão ser inscritas obras de pintura, escultura, fotografia, obras em papel e grafite, de artistas brasileiros maiores de 18 anos, desde que se coadunem com as seguintes descrições:

I) No caso de escultura as obras inscritas deverão ter dimensões máximas de 2,5 metros de altura por 3,5 metros de largura por 3,5 metros de comprimento.
II) No caso do grafite, o suporte utilizado deverá ser, obrigatoriamente, de MDF, obedecendo às dimensões máximas de 2,5 metros de altura por 4 metros de largura.
III) Não há limite de dimensões para obras das áreas de pintura, fotografia e obras em papel.
IV) As obras inscritas deverão ser perenes e poder ser deslocadas de um local para outro. Não poderão ser inscritas obras realizadas com materiais perecíveis ou que possam comprometer a integridade física do local onde sejam instaladas.

Art. 4º. Cada artista poderá inscrever somente uma obra no Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.

Art. 5º Poderão ser inscritas obras em co-autoria.

I) No caso de co-autoria (ou de coletivo de arte), deverão ser informados os nomes e CPF de todos os autores na mesma ficha de inscrição.
II) Em caso de premiação, o valor do prêmio será pago em nome do primeiro artista constante da ficha de inscrição, sendo de responsabilidade dos co-autores ou integrantes do coletivo de arte a divisão do valor da premiação.

Art. 6º. É vedada a participação no Concurso de membros da Comissão de Seleção e da Comissão Julgadora, bem como de servidores, cônjuges e parentes de primeiro grau de servidores ativos do Ministério das Relações Exteriores.

Art. 7º. As inscrições serão abertas no dia 31 de maio de 2012 e encerradas no dia 15 de julho de 2012.

Art. 8º. As inscrições deverão ser feitas, obrigatoriamente, por meio do portal eletrônico "Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea" (www.concursodearte.itamaraty.gov.br), e em nome do(s) autor (es) da obra. No portal, deverão ser preenchidos, sem lacunas, os campos relativos a ficha de inscrição e enviados os seguintes documentos:

a) portfólio do(s) autor(es), contendo 10 imagens de obras de sua autoria, em arquivo obrigatoriamente no formato pdf, com tamanho máximo de 5 MB;
b) imagem da obra selecionada para concorrer, em arquivo no formato jpeg, com resolução de 300dpi e tamanho entre 3 e 5 MB;
c) declaração de autoria e propriedade da obra inscrita (anexo I), assinada e digitalizada em formato jpeg, com tamanho máximo de 3MB
d) declaração de cessão de uso de imagem, sem ônus, para fins de divulgação pelo MRE, em ações de difusão e exibição pública (anexo II), assinada e digitalizada em formato jpeg, com tamanho máximo de 3MB
e) declaração de inexistência de dívida com o Poder Público (anexo III), assinada e digitalizada em formato jpeg, com tamanho máximo de 3MB

Art. 9º. Para cada obra, individualmente, devem ser observados todos os procedimentos de inscrição, sendo vedada a inscrição de mais de uma obra por vez.

Art. 10. Após o envio de seu pedido de inscrição, o candidato deverá aguardar o recebimento de mensagem do correio eletrônico concursodearte@itamaraty.gov.br, confirmando ou recusando sua participação no concurso.

Art. 11. As inscrições que não cumprirem com todos os requisitos constantes do art. 8º serão automaticamente desclassificadas, sendo permitido ao interessado proceder a novas tentativas no portal eletrônico, desde que observado o prazo de inscrição estabelecido neste Edital. Em caso de inscrições indeferidas após o encerramento das inscrições, não será concedido prazo adicional para a realização de novas tentativas.

Art. 12. Não serão aceitos pedidos de inscrição, ou correção de dados, feitos por quaisquer outros meios que não o portal eletrônico do concurso.

Art. 13. Ao efetivar a inscrição, o candidato estará, automaticamente, concordando com as regras do Concurso, inclusive no que diz respeito, em caso de premiação, ao licenciamento dos direitos de autor ao MRE.

Art. 14. Os candidatos inscritos são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e arcarão com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento, isentando assim o MRE de qualquer responsabilidade civil ou criminal nesses casos.

Art. 15. A comprovação do cumprimento de datas e prazos, bem como os ônus e as obrigações constantes ou decorrentes da participação neste Edital são de única e exclusiva responsabilidade do candidato.

Art. 16. A lista dos candidatos inscritos estará disponível no portal do concurso (www.concursodearte.itamaraty.gov.br) e sua versão final poderá ser visualizada no dia 31 de julho de 2012.

 

CAPÍTULO III
Da Seleção

 

Art. 17 O Ministério das Relações Exteriores instituirá três comissões (de avaliação, de seleção e de julgamento), presididas pelo Diretor do Departamento Cultural, ou representante por ele designado, e compostas de, no mínimo, cinco membros cada. O processo de seleção das 20 obras a serem premiadas será resultado da apreciação dos membros das três comissões.

I) A Comissão de Avaliação será composta exclusivamente por servidores do MRE e seus membros não serão remunerados por sua participação na deliberação e votação das obras inscritas.
II) As Comissões de Seleção e de Julgamento serão compostas por brasileiros ou estrangeiros, de reconhecido mérito e notório saber no campo das artes plásticas. Seus membros receberão pró-labore no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por sua participação na deliberação e votação das obras inscritas.
III) Os membros das Comissões serão oportunamente nomeados por portaria do MRE. É de interesse dos artistas ou interessados verificarem a nomeação por portaria no site do DOU (www.in.gov.br).
IV) As obras serão selecionadas com base em critérios artísticos e técnicos, tais como originalidade, criatividade, representatividade da cultura brasileira, domínio da técnica utilizada e adequação à coleção do MRE.
V) As decisões das Comissões serão soberanas.

Art. 18. As Comissões poderão deixar de conferir prêmios, caso julguem cabível.

Art. 19. Os nomes dos autores e das obras premiadas serão divulgados até a data de 21 de setembro de 2012, no site (www.concursodearte.itamaraty.gov.br) e no DOU (www.in.gov.br). É de responsabilidade dos artistas ou interessados verificarem a publicação nos sites indicados.

Art. 20. Caso necessário, os custos relativos a passagens aéreas e hospedagem para os membros das Comissões de Seleção e de Julgamento correrão por conta do Ministério das Relações Exteriores. As passagens aéreas serão concedidas, necessariamente, em classe econômica. Todas as outras eventuais despesas decorrentes da participação nas Comissões correrão por conta do próprio jurado.

Art. 21. Não caberá remuneração aos membros das Comissões de Seleção e de Julgamento quando forem servidores públicos.

 

CAPÍTULO V
Da Premiação

 

Art. 22. O Subsecretário-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, ou representante por ele designado, fará a entrega dos prêmios mencionados neste edital, em cerimônia a ser realizada em até 90 dias do anúncio dos autores premiados.

I) O Ministério das Relações Exteriores arcará com os custos relativos às passagens aéreas dentro do território nacional dos autores premiados, para participação na cerimônia de premiação. As passagens aéreas serão concedidas, necessariamente, em classe econômica.

Art. 23. Serão concedidos, no total, 20 prêmios no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada um.

Art. 24. Os valores dos prêmios serão pagos aos vencedores em parcela única, por depósito na conta bancária do contemplado em até 30 dias após a transferência da titularidade e da posse da obra premiada.

Art. 25 Os artistas premiados deverão entregar as obras ao MRE em até 30 dias após a publicação do resultado do Concurso.

Art. 26. Os custos de montagem e transporte das obras premiadas correrão por conta e sob responsabilidade do artista premiado.

Art. 27. Os prêmios a que farão jus os vencedores são intransferíveis e inegociáveis.

 

CAPÍTULO VI
Da propriedade e licenciamento das obras

 

Art. 28. As obras premiadas serão incorporadas ao acervo permanente do Ministério das Relações Exteriores, e poderão, a critério da Administração do MRE, ser expostas em espaços acessíveis a visitantes na Secretaria de Estado em Brasília ou em Missões Diplomáticas e Repartições Consulares brasileiras no exterior.

Art. 29. Ao aceitarem a premiação, os autores das obras estarão licenciando para o Ministério das Relações Exteriores, sem ônus e sem necessidade de autorização prévia, seus direitos patrimoniais de autor.

I) As obras ou suas imagens poderão ser utilizadas para modalidades como: reprodução parcial ou integral em qualquer suporte, incluindo digitalização; distribuição; comunicação ao público por quaisquer modalidades e forma, tais como exibições e exposições mencionadas no artigo 22; colocação à disposição do público por intermédio do sítio internet do Ministério ou outros sítios na Internet; e outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
II) A eventual utilização da obra premiada por parte do autor não poderá concorrer ou prejudicar qualquer espécie de uso feito pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

CAPÍTULO VII
Das Disposições Finais

 

Art. 30. A falta de cumprimento de qualquer exigência deste edital acarretará a automática eliminação da obra concorrente.

Art. 31. A participação implica a plena aceitação das normas deste edital e o descumprimento de qualquer uma delas acarretará a desclassificação.

Art. 32. O Diretor do Departamento Cultural será competente para dirimir, graciosamente, eventuais dúvidas de interpretação do presente edital.

Art. 33. As dúvidas referentes à interpretação deste edital ou às regras do concurso serão dirimidas exclusivamente por meio do endereço eletrônico concursodearte@itamaraty.gov.br

Art. 34. Elege-se o Foro de Brasília/DF para dirimir as questões oriundas deste edital.

Brasília, em 25 de abril de 2012.




--
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais . EBA . UFRJ
Av. Pedro Calmon, 550 / sala 701 . Prédio da Reitoria . Cidade Universitária . Ilha do Fundão . Rio de Janeiro . RJ . Brasil . cep 21941-901
tel: (21) 2598-1643
http://www.eba.ufrj.br/ppgav

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Seminário Internacional Patrimônio e Paisagem em espaços lusófonos e hispânicos.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (PROARQ) realizará
o Seminário Internacional Patrimônio e Paisagem em espaços lusófonos e
hispânicos.
O seminário será realizado em dois momentos, em Madri e no Rio de
Janeiro, a saber:
•         O primeiro momento será em Madri no dia 9 de novembro no salão de
Actos Principal da Escola Técnica Superior de Arquitectura da
Universidade Politécnica de Madri.
•         O segundo momento será no Rio de Janeiro de 28 a 30 de novembro de
2012 no Salão Eletrobrás, Av. Rui Barbosa, 762 –– campus da Praia
Vermelha, Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.

Para tanto anexamos a Chamada de Trabalhos e, solicitamos que esta
seja divulgada de modo o mais amplo possível e contamos com a sua
participação.

Cordialmente,

Professor Doutor Luiz Manoel Gazzaneo
UFRJ / PROARQ / FAU
Coordenador do Seminário
Email: patrimonioepaisagem@gmail.com
Tels: (21) 2598-1661 e (21) 9919-5990

quarta-feira, 20 de junho de 2012

URGENTE: Concurso professor substituto Museologia



edital para duas vagas de professor substituto de Museologia: 
Período de inscrição: 19 a 21 de junho de 2012 (o período de inscrição é curto. Por favor, divulguem).

Edital nº 33, de 18/06/2012
Departamento de Antropologia e Museologia
Área: Gestão de Museus
Formação Mínima Exigida: Graduação em Museologia ou Áreas Afins
Nº de vagas: 01
Regime de trabalho: 40 horas

Área: Teorias e Técnicas Museográficas
Formação Mínima Exigida: Graduação em Museologia ou Áreas Afins
Nº de vagas: 01
Regime de trabalho: 40 horas



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mostra Panorama Terra - Convite e release

Seminário iber-americano sobre processo de criação

Poéticas da Criação - 2012.

14 a 17 de novembro em Vitória, ES.

Divulgação: maio a outubro de 2012:
Inscrições ouvintes: a partir 10 de agosto de 2012 (até o limite de vagas) 
Envio propostas: até 10 de agosto de 2012 (resumos expandidos) pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com
Resultado pré-selecionados: 30 de agosto de 2012 

Envio texto completo: até 15 de setembro 2012 (somente para trabalhos selecionados) pelo e-mail:
pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com
Resultado final: 30 de setembro de 2012
Inscrição comunicadores: até 10 de outubro (confirmação para publicação)


Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos do Seminário Iberoamericano Poéticas da Criação 2012 - ES. territórios, memórias e identidades 
14 a 17 de novembro - Vitória, ES - Brasil

José Cirillo






Concurso em História e Imagem na UFPR


EDITAL Nº. 166/12 -PROGEPE – CONCURSO PÚBLICO em HISTÓRIA E IMAGEM na UFPR (Curitiba – PR)

Inscrições abertas de  05/06/12 até  04/07/12

 

DO CONCURSO

1.1 - Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR

1.1.2 - Departamento: História

Área de Conhecimento: História e Imagem

Número de vagas: 01 (uma)

Classe: Adjunto 1

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

Titulação Mínima Exigida: Doutorado em História, ou em Ciências Sociais, ou em História da

Arte, ou em Artes Visuais, ou em Comunicação ou áreas afins, obtidos na forma da lei.

Tipos de Provas: Escrita, Análise de Currículo, Didática e Defesa da Produção Intelectual,

todas de caráter eliminatório e classificatório.

Período provável para realização das provas: primeira quinzena de agosto de 2012, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas.

Remuneração Total: R$ 7.627,02

 

DAS INSCRIÇÕES (abertas de  05/06/12 até  04/07/12)

3.1 - A inscrição, acompanhada da documentação relacionada  no site http://www.progepe.ufpr.br, será efetuada no setor realizador do concurso, cujo endereço é o seguinte:

3.1.1 - Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Endereço: Rua General Carneiro, 460, Edifício D. Pedro I, 11º andar, Centro – CEP: 80060-

000 – Curitiba – PR Fone (41) 3360-5092 / 3360-5095

Horário: das 9h às 12h

(inscrições pelo correio deverão ser encaminhadas por SEDEX e postadas até no máximo 5 [cinco] dias antes do término das inscrições)

 

PONTOS:

1. Abordagens metodológicas da pesquisa histórica em imagem e meios audiovisuais

2. Fotografia, cinema e vídeo: mediações e construção do discurso histórico

3. Multimeios: recursos narrativos e seus significados históricos

4. História, mídias e teorias da imagem

5. O estatuto da imagem na arte contemporânea

6. As novas mídias e a imagem na sociedade de consumo

7. Implicações históricas da difusão da imagem

8. Montagem e História: estudos analíticos e contexto de produção

 

MAIS INFORMAÇÕES  NO SITE http://www.progepe.ufpr.br, edital  166/12


CHAMADA PARA DOSSIÊ: A IDADE MÉDIA NA ARTE E CULTURA AUDIOVISUAL

HISTÓRIA IMAGEM E NARRATIVAS, EDIÇÃO 15, OUTUBRO DE 2012,
ISSN: 1808-9895.

www.historiaimagem.com.br

Organizadores: prof. Dr. Johnni Langer (UFMA/NEVE) e profa. Ms. Luciana de Campos (NEMIS)

Desde o século XIX, o medievo tornou-se um dos temas preferidos dos artistas ocidentais, buscando essencialmente suas raízes identitárias e nacionais. Seja com a ópera, a literatura e as artes plásticas, do romantismo alemão ao movimento pré-rafaelita britânico (PRB), o medievo constitui um referencial básico das sociedades contemporâneas para retratarem seus sentimentos e paradoxos, simbolismos e concepções sobre o passado e o presente. Com o advento dos séculos XX e XXI, novas formas artísticas e midiáticas se impuseram, conferindo ainda mais popularidade aos temas medievais no imaginário social, como o cinema e os quadrinhos. Mais recentemente, seriados de televisão, a exemplo de Os pilares da terra e Game of thrones, além da difusão da internet e do rock, demonstraram a vitalidade das ressignificações do medievo perante a globalização. Com isso, convidamos os pesquisadores a enviarem propostas de artigos, ensaios e resenhas que envolvam o tema das representações da Idade Média nas mais variadas formas de mídias artísticas e audiovisuais, do século XIX até nossos dias.
Prazo final para envio de propostas: 30 de agosto de 2012.

Normas para formatação das propostas: www.historiaimagem.com.br/normaspublicacao.pdf

As propostas devem ser enviadas ao e-mail: johnnilanger@yahoo.com.br ou fadacelta@yahoo.com.br

Cordialmente,
Carlos Hollanda - editor


quarta-feira, 13 de junho de 2012

1ª Chamada - II Encontro Docomomo Rio 2012

O Docomomo-Rio realizará o 2° Encontro Docomomo-Rio "Arquivos de Arquitetura Moderna: fontes e acervos para a preservação do patrimônio fluminense" para promover o debate sobre as ações de preservação e gestão de documentos do Movimento Moderno. O Encontro envolverá professores, estudantes, profissionais, pesquisadores e técnicos de instituições detentoras de acervos de arquitetura sediadas no estado do Rio de Janeiro.
 

A programação, a ser desenvolvida nos dias 28 e 29 de setembro de 2012, consistirá de conferências, mesas-redondas e exposição de pôsteres sobre o tema Patrimônio moderno fluminense: documentação e conservação, os quais serão selecionados previamente. Os interessados em apresentar suas pesquisas deverão encaminhar suas propostas no formato de pôster por e-mail até o dia 30 de julho. Acrescenta-se a essa programação, no dia 29 de setembro, uma visita guiada a edificações e espaços públicos modernistas da cidade do Rio de Janeiro. Todas as atividades do encontro ocorrerão na sede do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), localizada no Beco do Pinheiro, 10, Flamengo.

 
 
Att.,


Cêça Guimaraens - Coordenadora
 
Luiz Felipe Machado - Vice-coordenador 
 
Ana Amora - Secretaria
 
Inês El-Jaick Andrade - Tesoureira
 

Artes plásticas, musica, performance e literatura

14 de junho será uma noite culturalmente fervilhante em Copacabana: o galerista Artur Fidalgo reúne na mesma noite artistas de modalidades diferentes, sendo estas artes plásticas, musica, performance e literatura. A partir das 19 horas, inaugura a exposição individual de Rafael Carneiro, LIMBO, pinturas de diversos formatos que têm origem em pequenas paisagens impressas em antigas enciclopédias, produzindo imagens intermediarias entre fotografia e ilustração. A trilha sonora da exposição se dá pelas "diferentes texturas e sonoridades que às vezes se assemelham a canções", como o próprio musico Domenico Lancelotti define. "Vamos estar fazendo" é a performance musical de improviso em parceria com Pedro Sá. Ainda no campo da musica, Zarthus se apresenta em frente ao Armazém Fidalgo com sua musica transcedental erótica hipnótica, onde Fernando de La Rocque fará uma performance lendo e improvisando com o livro cuja capa leva sua ilustração: Amarração, de Renato Rezende. O autor estará presente em sua noite de autógrafo. Para amarrar todo esse conteúdo, Carla Einloft, pintora em ascensão apresenta sua instalação de pinturas que revela um mergulho nas fantasias do inconsciente.
A noite transbordante de diversidade cultural acontece das 19 às 23 horas.
Local: Artur Fidalgo galeria, Rua Siqueira Campos 143, segundo piso, Copacabana, Rio de Janeiro.


Mais informações: arturfidalgo.com.br

Trabalho para comer - Flávia Meireles

Mais informações: www.trabalho.flaviameireles.com.br


Convite exposição "Homenagem a Margaret Mee"

terça-feira, 12 de junho de 2012

Palestra e Workshop do Professor Petronio A. Bendito da Universidade Purdue/ Indiana/ USA

A Linha Poeticas Interdisciplinar /PPGAV/EBA/UFRJ, Convida para a Palestra e Workshop do Professor Petronio A. Bendito da Universidade Purdue / Indiana /USA a ser realizada no dia 25 de junho de 2012 no auditorio da Escola de Belas Artes / sala 614 às 14horas.
O Workshop será nos dias 26 e 27 de junho e tem (25) vagas. O limite das vagas se dá devido ao numero de computadores em sala de aula e ao espaço fisico disponibilizado. Local e horario no convite.
A seleção obedecerá a seguinte ordem: Estudantes da disciplina do professor Celso Guimarães (periodo 2012/01), professores e demais estudantes de pós-graduação das demais linhas. .
A Apostila do curso estará a disposição junto ao Blog do PPGAV

Quém é Perônio Bendito?

Petronio é um artista digital interdisciplinar, designer, e pesquisador de processos metodológicos computacionais para a criação de paletas de cores digitais. Professor no Departamento de Arte e Design, na Universidade de Purdue/ EUA.
Sob a poética digital, ele investiga a cor enquanto presença física, kinética e evocativa aplicada a dança experimental e ao vídeo, desenvolveu uma metodologia do ensino da cor dentro de uma proposta digital, a qual vem sendo popularizada em suas palestras, cursos e artigos apresentados na Europa, Estados Unidos e Brasil.
Contato: http://web.ics.purdue.edu/~pbendito/

Atenciosamente.
Prof. Dr. Celso Pereira Guimarães
Pós-Graduação Artes Visuais -PPGAV /UFRJ
Curso de Comunicação Visual Design
/UFRJ
Lab. Nucleo Comunicação Design -NCD

celsopg@acd.ufrj.br

Biblioteca Fazendo História - divulgação

Revista de História promove debate sobre a atuação dos jesuítas no Brasil

EVENTO TEM PARTICIPAÇÃO DE EUNÍCIA FERNANDES E CÉLIA TAVARES E ACONTECE NO DIA 26 DE JUNHO                                                                            

As historiadoras Eunícia Fernandes (Puc-Rio) e Célia Tavares (Uerj) participam da próxima edição do Biblioteca Fazendo História, que acontece no dia 26 de junho, terça-feira, às 16h, e terá como tema "Jesuítas: a ordem que dominou o mundo". O evento é realizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), que publica em junho um especial sobre a Companhia de Jesus, sua fundação e atuação pelo mundo, da Amazônia à China.

O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

Os palestrantes

Eunícia Barros Barcelos Fernandes é historiadora e professora da Puc-Rio.

Célia Cristina da Silva Tavares é professora da Uerj e publicou o livro "Jesuítas e Inquisição: cumplicidades e confrontações".

O mediador do debate é Marcello Scarrone, pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional.

O evento

Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

A revista

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país.

Serviço

Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 26 de junho, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.

Carolina Ferro (Pesquisadora)
REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL
Av. Churchill, nº 109 / sala: 1101
CEP: 20020-050
Rio de Janeiro - RJ
Tel: 21- 2220 4300 / 21- 22409843
--
Acompanhem-nos nas redes sociais: http://rhbn.com.br

CONCURSO PÚBLICO

Informamos abertura do edital para professor adjunto na UFMA ,são duas (2) vagas
1- para ERGONOMIA  e 1- para DESIGN .
Os aprovados atenderão a demanda das turmas de graduação e do mestrado em Design
(DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA e MESTRADO EM DESIGN)

Maiores  informações em anexo ou acesse :
http://www.ufma.br/paginas/editais.php?cod=3336

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seleção de Docentes - Pós-graduação Stricto Sensu em Design



 
Universidade Anhembi Morumbi
Pós-graduação Stricto Sensu em
Design - Seleção de Docentes

Prezado(a) Professor(a) Doutor(a),

Estão abertas as inscrições do processo de seleção de docentes para o programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Requisitos

  • Experiência acadêmica em Pós-graduação Stricto Sensu, orientação de pesquisa e produção intelectual;
  • Disponibilidade de 40 horas semanais;

Atuação nas seguintes linhas de pesquisa

  • Design, Tecnologia e Linguagem: Interfaces
  • Design, Arte e Moda: Inter-relações

Para mais informações acesse www.anhembi.br/mestradodesign.  Acesse aqui e efetue sua inscrição ou acesse o acesse o link "Trabalhe Conosco", pelo site www.anhembi.br.

A Universidade não fará anúncio em mídia externa, portanto, divulgue as oportunidades em aberto aos profissionais que desejarem.

Atenciosamente,
Diretoria de Recursos Humanos

Convite Lançamento Livro Quem são os mulatos?



 




[InfoUnB] CAPES divulga edital em parceria com Portugal para a pós-graduação





A Capes divulgou o edital do Programa Capes-FCT, uma parceria com a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho, exclusivamente pela internet.
Serão financiados até 35 projetos conjuntos de pesquisa, por um período de dois anos, sendo prorrogável por mais um, condicionada à aprovação dos relatórios de atividade, prestação de contas, justificativas para a prorrogação e disponibilidade orçamentária.
Candidaturas
São requisitos das propostas:

estar vinculada a um programa de pós-graduação (PPG) avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7;
contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas;
prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos;
ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos;
ter uma equipe constituída de, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um PPG, além do coordenador.

O edital está disponível em:
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_021_Capes-FCT-2012.pdf.
Mais informações também pelo e-mail fct@capes.gov.br



Maria Luiza P. G. Fragoso
Coordenadora do Curso de Comunicação Visual Design da EBA - UFRJ
Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV-EBA- UFRJ
Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP 2011-2012

-----------------
www.tracaja-e.net
www.nano.eba.ufrj.br



Café Acadêmico - Raízes do século XXI: José Miguel Wisnik e a tradição ensaística brasileira


 

Abertas Inscrições para o Concurso Silvio Romero




Abertas as inscrições para concurso de monografias sobre folclore e cultura popular

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular edição 2012. Criado em 1959, o prêmio é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan), por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), com o fim de fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos.

Os prêmios, nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil, serão concedidos aos autores dos trabalhos classificados em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. A critério da Comissão Julgadora ainda poderão ser indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

As monografias concorrentes deverão ser inéditas e ter por objeto temas do campo de estudos da cultura popular e do folclore brasileiros. A análise dos trabalhos concorrentes terá por base os seguintes critérios: contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular; originalidade do tema e/ou abordagem; domínio de bibliografia especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados; fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e metodologia empregada; e desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo e/ou bibliográfica. O trabalho poderá ser individual ou de equipe, e cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.

Os trabalhos deverão ser entregues ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, na Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22.220-000, impreterivelmente até as 18 horas do dia 31 de julho, ou remetidos pelos Correios, sob registro, até a data indicada, sendo o carimbo de postagem o comprovante para a observância do prazo.

Os trabalhos vencedores e as menções honrosas serão anunciados no mês de dezembro, em dia a ser fixado.

Informações

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Setor de Pesquisa

Rua do Catete, 179 - Catete

Rio de Janeiro - RJ  22.220-000

(21) 2285-0441 / 2285-0891, ramais 214 e 215

pesq.folclore@iphan.gov.br

Visite www.cnfcp.gov.br e conheça a instituição

Sílvio Romero

Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (Lagarto, Sergipe, 21 de abril de 1851 — 18 de junho de 1914) foi crítico literário, ensaísta, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife, entre 1868 e 1873. Na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas. Em 1875, foi eleito deputado provincial por Estância, em Sergipe.

Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro escreveu "O elemento popular na literatura do Brasil" e "Cantos populares do Brasil", tendo realizado para este, em 1883, uma viagem para Lisboa a fim de publicizá-lo.

Seu primeiro livro de poesia, "Cantos do fim do século", foi publicado em 1878. Sua poesia vincula-se à terceira geração do Romantismo, influenciada pela obra de Victor Hugo.

Em 1879 mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo lecionado Filosofia no Colégio Pedro II entre 1881 e 1910. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca "Diário de Notícias", dirigido por Rui Barbosa. No mesmo ano, foi nomeado membro do Conselho de Instrução Superior por Benjamim Constant.

Foi um dos primeiros pensadores a se interessar por Antônio Conselheiro, o qual via como missionário vulgar que agregara em torno de si fanáticos depredadores. Seu amigo Euclides da Cunha, tendo sido enviado para Canudos, foi responsável pelo esclarecimento dos fatos ainda nebulosos para muitos intelectuais da época.

Entre 1900 e 1902 foi deputado federal pelo Partido Republicano, trabalhando na comissão encarregada de rever o Código Civil na função de relator-geral. De 1911 a 1912  residiu em Juiz de Fora, Minas Gerais, participando da vida intelectual da cidade, publicando poemas e outros escritos nos jornais locais, prefaciando livros, ministrando aulas no ensino superior e proferindo discursos.

Sobre o CNFCP

Instituição vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular é responsável por promover ações que busquem, por meio de pesquisa e documentação, conhecer as realidades específicas em que ocorrem as mais diversas expressões do fazer brasileiro, procurando acompanhar as constantes transformações por que passam, bem como apoiar e difundir os processos culturais populares, propondo e conduzindo ações para sua valorização e difusão.