terça-feira, 26 de junho de 2012

Palestra Luciana di Leone UFRJ

Car@s,


       Gostaria de convidá-l@s para a palestra de Luciana di Leone intitulada "Poesia contemporânea e afetividade: escrever com o outro e os riscos do mesmo" a se realizar no dia 29 de junho (sexta-feira), às 15 h, na Sala 140 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (Campus Praia Vermelha). Segue resumo abaixo da palestra feita a partir de sua tese de doutorado realizada na UFF sob orientação da Profa. Célia Pedrosa.

       Luciana di Leone é pesquisadora da UFSC onde realiza seu pós-doutoramento, autora, entre outros, de Ana C.: as tramas da consagração.(Rio de Janeiro: 7letras, 2008), feito a partir de sua dissertação de mestrado realizada na UERJ sob orientação do Prof. Ítalo Moriconi. 

 

        Será um prazer contar com sua presença e agradeço se puderem repassar o convite.

                            Abraços, Denilson Lopes, Prof. ECO/UFRJ

 

Poesia contemporânea e afetividade: escrever com o outro e os riscos do mesmo.

  Se podemos falar de uma virada afetiva – e as suas ressonâncias nas preocupações críticas e artísticas com as reflexões em torno do viver junto, da formação de uma comunidade não hierárquica e da estética relacional – parece necessário observar de que modo(s) os afetos operam em cada produção particular. Interessa-me interrogar, portanto (e tomando como fio condutor a produção de Anibal Cristobo), os modos pelos quais parte da poesia brasileira e argentina produzida nos últimos 15 anos encena e performa as relações afetivas. Ou seja, tentarei não tanto assinalar a existência dessas relações enquanto matrizes dos procedimentos poéticos e de critérios de escolhas editorias (pois elas parecem ter operado em todos os momentos da cultura), senão observar os modos particulares que elas encenam nesses exemplos específicos: modos marcados tanto pela explicitação do critério afetivo como potente matriz de uma escrita relacional, quanto pela vontade de mostrar o risco de tornar essas potências inoperantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário