quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seminario

SEMINÁRIO MINIMALISMO, Prof. Otávio Leonídio, PUC

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2013

 

 

PPGD / Progr. de Pós-Graduação em Design

Semestre Letivo 2013-1

ART 2260 - Seminário de Design - 3 créditos

Horário: Quarta-feira, 13 às 16h00

Sala: A definir

Prof. Otavio Leonidio

Título

MINIMALISTA, PÓS-MINIMALISTA, CONTEMPORÂNEA:

Sobre a Recepção da Arte dos Anos 1960.

Ementa e objetivos

Desde seu advento, em meados dos anos 1960, a chamada

Minimal Art vem exercendo, em igual proporção, fascínio e perplexidade. Combatida e mesmo ridicularizada num primeiro momento, a arte minimalista não tardou todavia a ser integrada ao establishment artístico de vanguarda. E contudo, já em finais dos anos 1960, na esteira sobretudo da diatribe de Michael Fried contra a "teatralidade" minimalista, mas também do anti-formalismo preconizado por Robert Morris e da eulogia Pós-Minimalista lançada, dentre outros, por Robert Pincus-Witten, tem início um acirrado debate – que se mantém até hoje – acerca do significado na minimal art. Passados quase cinquenta anos, não há qualquer sinal de consenso à vista.

O seminário pretende acompanhar a longa sequência de leituras que, a partir de Michael Freid e Robert Morris, passando por Robert Pincus-Witten, Lucy Lippard, Marcia Tucker, James Monte, Rosalind Krauss, Joseph Kosuth e Benjamin Buchloh, dentre outros, chega tanto a interpretações mais ou menos peremptórias (veja-se Anna Chave, por exemplo) quanto a questionamentos mais ou menos abertos (tenha-se em mente

The return of the real, de Hal Foster) acerca do significado da Minimal art em particular e da arte dos anos 1960 em geral.

Para além da análise da extensa fortuna crítica da

Minimal art, o seminário pretende localizar aquilo que, a cada momento, parece estar em jogo para os interpretes do minimalismo, e compreender por que razão – ou razões – tanto teoria quanto práxis minimalistas, a partir sobretudo de Stella e Judd, de um modo ou de outro findam por pautar a discussão sobre o significado da arte dita "contemporânea".

Formato

Seminário de leitura de textos.

Bibliografia

A bibliografia constará exclusivamente de textos críticos sobre a

Minimal art, publicados sucessivamente a partir da segunda metade dos anos 1960. Prevê-se igualmente a leitura de material de arquivo.

Avaliação

Alunas e alunos regularmente inscritos na disciplina serão avaliados em função tanto de sua participação em sala de aula quanto do

paper a ser apresentado ao final do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário