quinta-feira, 21 de março de 2013

Chamada para envio de artigo para publicação nos volumes 2/2013 e 1/2014 da Revista Interfaces CLA/UFRJ


REVISTA INTERFACES – CENTRO DE LETRAS E ARTES/UFRJ

 

A Revista Interfaces, registrada com o ISSN 1516-0033, foicriada em 1995, no Centro de Letras e Artes da UFRJ. A Revista Interfaces publica o resultado de pesquisas e reflexões que integram a produção de conhecimento desenvolvida por seus Programas de Pós-Graduação e acolhe colaborações de pesquisadores das áreas de artes, humanidades e música, desde que sejam inéditas. Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios serão recebidos em fluxo contínuo.

http://www.cla.ufrj.br/index.php/periodicos/revista-interfaces

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

 

A Comissão Editorial da Revista Interfaces abre chamada de trabalhos que deverão ser enviados para o e-mail (claposgrad@gmail.com) e serão examinados para constituírem os números 19 (II-2013) e 20 (I-2014):

 

Número 19 – II/2013 – SABERES E PODERES DO CORPO

 Na contemporaneidade, o corpo converteu-se em um espaço imprescindível para a revisão de conceitos fundamentais como representação, subjetividade ou identidade. Se tradicionalmente foi o grande esquecido da filosofia ocidental, hoje exige com força seu lugar no saber, que vai ser, assim, um conhecimento situado, encarnado e inevitavelmente comprometido com os discursos que se cruzam e o constroem. Considerar o corpo como representação, como encruzilhada textual, convida-nos ao mesmo tempo a revisar o modo pelo qual os discursos naturalizados sobre a identidade, aqueles sobre o gênero, as sexualidades, a etnia ou a classe produzem uma gramática, uma normatividade da qual os produtos culturais são ao mesmo tempo baluartes e espaços privilegiados de subversão.

Portanto, serão aceitas neste volume propostas que, mediante a análise crítica de corpus que pertençam aos âmbitos detalhados a seguir, explorem a representação do corpo e os espaços normativos ou subversivos que esta representação produz, assim como a diversa consideração que o pensamento sobre o corpo, e os discursos que o constroem, adquire nos campos culturais.

 Data limite para envio de propostas: 30 de abril de 2013

Editores convidados: Meri Torras Francés e Aina Pérez Fontdevila (Grupo Cuerpo y Textualidad, Universidad Autónoma de Barcelona)

http://cositextualitat.uab.cat/

 Sugestões de eixos temáticos.

 Tema 1. Belas Artes e Arquitetura 

  1. Representações do corpo, a tradição e as novas mídias: gênero, etnia e sexualidade.
  2. Corpos produtores e corpus produzidos: representações de gênero e etnia na circulação e valorização artísticas.
  3. Corpo, espaço e suas paisagens: deslocamentos, aproximações e usos.

 Tema 2. Literatura 

  1. Gramáticas da representação do corpo: gênero, idades e etnias em textos literários.
  2. A corporização do sujeito: corpos, corpus e cânones. 
  3. Acessos e excessos da representação.

 Tema 3. Música 

  1. A corporização da voz e do instrumento: performances.
  2. Corpo e composição: o silêncio, as notações musicais.
  3. Música, dança e representação corporal.

 Os trabalhos devem ser enviados para: claposgrad@gmail.com

 

Número 20 – I/2014 – FUTEBOL, ENGENHO E ARTE

O esporte nas letras e nas artes, reflexão sobre sua relação nos processos históricos de rivalidades locais, nacionais e internacionais. Símbolos de identidades de grupos: monumentos, prêmios, clubes, estádios, escudos, flâmulas, bandeiras, uniformes, torcidas, hinos e cantos de guerra e suas representações na sociedade e na cultura. O futebol e suas representações na literatura, nas artes visuais, na música e na arquitetura. A crônica esportiva em jornais e revistas. A Copa do Mundo de Futebol e seu impacto nas políticas de urbanismo, habitação e transporte; equipamentos urbanos esportivos e culturais. Políticas linguísticas e a formação de quadros nos campos turístico, comercial e cultural para mediação por ocasião dos eventos esportivos.

Data limite para envio de propostas: 30 de setembro de 2013

INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE ARTIGOS

 

A Revista Interfaces aceita:

  • artigos inéditos de 10 a 20 laudas;
  • resenhas críticas de no máximo 5 laudas;
  • traduções de no máximo 15 laudas, com a devida autorização do autor ou editor.

 

Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, italiano, francês ou espanhol. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica on line. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista Interfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista Interfaces.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivos compatíveis com a plataforma Windows, margens laterais de 03 cm, corpo 12 e espaço 1,5. De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota: a) notas de conteúdo, que devem vir formatadas como notas de rodapé; b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o nome do autor, data de publicação e o número da (s) página (s)[Ex. CALDAS, 2007, P. 86].As referências bibliográficas, que seguirão as normas da ABNT, devem vir ao final do artigo [Ex: RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. T. III. São Paulo: Papirus, 1997.].

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, deverão vir no início do texto, após o título e o nome do autor e serão seguidos de palavras-chave, igualmente em português e em inglês. As propostas virão acompanhadas de dados biográficos do(s) autor(es), contendo filiação institucional e e-mail para contato.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.

As ilustrações devem ser apresentadas à parte, em arquivo imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff.

Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos de imagens.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário