quinta-feira, 21 de março de 2013

SEMINÁRIO GRATUITO NO PARQUE LAGE APRESENTA REEDIÇÃO DO PRIMEIRO LIVRO DE ARTE DO BRASIL

Caros,

 

Estamos divulgando o lançamento do primeiro livro de História da Arte do Brasil, de 1885, que ganha reedição comentada pelo professor e pesquisador da USP Tadeu Chiarelli. O lançamento será com seminário gratuito no Parque Lage, dia 22 de março. Gostaríamos de pedir a gentileza de compartilharem esta informação com os alunos. Durante o evento serão distribuídos 100 exemplares do livro.

 

Obrigada

Andrea

 

 

 

 

Primeiro livro de História da Arte do Brasil, "Belas artes: estudos e apreciações", escrito pelo crítico Félix Ferreira, em 1885, ganha reedição comentada pelo professor e pesquisador da USP Tadeu Chiarelli

 

Publicação será lançada durante seminário gratuito, dia 22 de março, no Parque Lage, no Rio de Janeiro

 

 

Considerado o primeiro livro de História da Arte do Brasil, o clássico "Belas artes: estudos e apreciações", publicado em 1885 pelo crítico de arte Félix Ferreira, acaba de ganhar nova edição financiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A obra, que será distribuída pela Editora Zouk, é resultado da pesquisa de Tadeu Chiarelli, professor e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da USP.

 

Apesar de sua importância histórica e de ter sido fundamental para muitos artistas de seu tempo, o livro está esgotado desde aquela época. Atualmente, existem apenas dois exemplares no país: um na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, e outro no Setor de Obras Raras da Biblioteca da UFRJ, no Rio de Janeiro.

 

"Nossa pesquisa começou em 2004, na Biblioteca Mário Andrade. Como o livro não pôde sair da seção de obras raras tivemos que transcrevê-lo manualmente e depois o adaptamos para o português atual", explica o professor e pesquisador da USP Tadeu Chiarelli, que também realizou uma minuciosa pesquisa iconográfica das obras mencionadas no texto original. "Era um grande desejo do autor, mas que infelizmente, por motivos financeiros, não foi realizada na época", comenta.

 

O resultado foi uma extensa obra comentada, com um longo prefácio, glossário com termos específicos da época, bibliografia e biografia de Félix Ferreira - um dos mais importantes críticos do séc. XIX no Brasil. "A reedição de Belas Artes: estudos e apreciações trará, para um número maior de pesquisadores e estudantes da arte brasileira a oportunidade de entrar em contato com as interpretações de Félix, autor ainda pouco conhecido dentro do quadro da historiografia artística carioca do século XIX, trazendo novos dados sobre as principais questões que inquietavam os atores do ambiente artístico do país naquele período", observa Alexandre Dias Ramos, editor da Zouk.

 

Na primeira edição do livro, Félix Ferreira introduz pela primeira vez no Brasil uma reflexão sobre o "desenvolvimento" da arte através do tempo e do espaço, desde as cavernas e primeiras construções, até a produção europeia do século XIX.  "Ele teve dois propósitos: primeiro, introduzir o leitor brasileiro ao legado anterior da arte universal, familiarizando-o com os períodos da história da arte (Origem e Desenvolvimento; Transformação e Florescimento; Grandeza e Decadência; Renascimento e Arte Moderna); o segundo era situar a produção artística brasileira dentro desse conjunto mais amplo, integrando obras e artistas cariocas à tradição forjada pela história da arte que se consolidava no século XIX. 

 

 

 

SOBRE O LIVRO

Belas artes: estudos e apreciações, de Félix Ferreira

Editora Zouk – coleção "Arte: ensaios e documentos", nº 6

2° edição, comentada por Tadeu Chiarelli

306 páginas - Capa dura - 16x23cm

R$ 49,00

Projeto realizado com patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura – Edital Artes Visuais 2011. Produzido e distribuído pela Editora Zouk.

 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO

O livro pode ser encontrado no site da Editora Zouk (www.editorazouk.com.br), na Livraria da Travessa (www.travessa.com.br) e na Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br)

 

 

LIVRO SERÁ LANÇADO COM SEMINÁRIO GRATUITO NO PARQUE LAGE (22/03), ÀS 17H

 

Em comemoração à reedição do livro será realizado o seminário homônimo "Belas Artes: estudos e apreciações", no dia 22 de março, às 17h, no Parque Lage. O evento, que pretende apresentar o livro, contará com a presença do pesquisador Tadeu Chiarelli e do editor Alexandre Dias Ramos, tendo como convidadas as professoras Ângela Âncora da Luz e Sônia Gomes Pereira. Na ocasião o livro estará disponível gratuitamente para o público.

 

SERVIÇO

Seminário "Belas Artes: estudos e apreciações"

Local: Salão Nobre do Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico)

Data: 22 de março (sexta-feira)

Horário: das 17h às 20h

Entrada gratuita (por ordem de chegada).

Os participantes receberão o livro.

Capacidade do auditório: 100 lugares.

 

PROGRAMAÇÃO:

17h – Breve apresentação do livro e seu processo de edição

17h30 – Apresentação de Tadeu Chiarelli

18h – Apresentação de Sonia Gomes Pereira

18h30 – Apresentação de Ângela Âncora da Luz

19h – Debate com o público presente

 

SOBRE OS PALESTRANTES:

Tadeu Chiarelli é o autor da pesquisa, diretor do MAC-USP, é livre-docente pela ECA-USP, foi curador-chefe do MAM de São Paulo entre 1996 e 2000. Atua como curador e tem livros publicados na área de crítica de arte, história da arte e história da crítica de arte no Brasil. Tadeu coordena, junto com Alexandre Dias Ramos, a coleção "Arte: ensaios e documentos", pela Editora Zouk.

 

Alexandre Dias Ramos é curador e editor, formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, especialista em Arte-educação pelo NACE-USP e em Museologia pelo MAC-USP, mestre em Sociologia da Cultura pela FEUSP, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS. Autor do livro Mídia e Arte: aberturas contemporâneas (2006) e organizador dos livros Metamorfopsia da Educação (2002) e Sobre o Ofício do Curador (2010).

 

Sonia Gomes Pereira possui graduação em Museologia pela UFRJ, mestrado em História da Arte na University of Pennsylvania e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fez pós-doutorado no Laboratoire du Patrimoine Français/CNRS em Paris. É professora titular da Escola de Belas Artes da UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira do século XIX, academia, ensino artístico, Rio de Janeiro, cidade e urbanismo.

 

Ângela Âncora da Luz é professora de História da Arte do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Escola de Belas Artes da UFRJ, atuando também junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Ex-diretora da Escola de Belas Artes da UFRJ de 2002 a 2010, com mestrado em Estética e doutorado em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ. Sua área de pesquisa é História da Arte Moderna e Contemporânea Século XX.

 

SOBRE A EDITORA ZOUK

A Editora Zouk tem seu perfil editorial orientado para a publicação de obras de autores novos e consagrados, nas áreas de artes plásticas, sociologia da arte, museologia, antropologia e filosofia. Publica, entre outros autores, Raymonde Moulin, Michel Maffesoli, Pierre Bourdieu, François Soulages, Jean Baudrillard, Ricardo Basbaum, Glória Ferreira, Edith Derdyk e Annateresa Fabris. No mercado há 11 anos, tem como objetivo potencializar as discussões sobre a arte e a contemporaneidade.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Frase Comunicação

Rita Capell

(21 3042-5405/ 9294-1935

ritacapell@frasecomunicacao.com.br

 

Andrea Gonçalves

(21) 3042-5405/ 7149-9540

andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário