quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Antologia inédita de Lima Barreto destaca trabalhadores

Antologia de Lima Barreto resgata textos do escritor sobre o mundo do trabalho

90 anos após a morte do autor, seus artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores são reunidos em antologia por pesquisadores da UFMG

Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) está entre os escritores brasileiros que mais escreveram sobre trabalhadores e personagens do povo. Autor de romances como Recordações do escrivão Isaías Caminha e Triste Fim de Policarpo Quaresma, ele também se destacou em crônicas e artigos que publicou na imprensa de sua época, inclusive em alguns dos primeiros jornais alternativos: estudantis, suburbanos e sindicais, entre outros.

Para lembrar os 90 anos da morte do escritor, está sendo lançado eletronicamente este mês [novembro] o livro Lima Barreto - Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores, organizado por professores e estudantes da Faculdade de Letras da UFMG. O livro está disponível, gratuitamente, no endereço eletrônicohttp://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/Lima_Barreto_PDF_site_1.pdf.

Na obra, foram selecionados textos que retratam a sociedade brasileira no fim do século XIX e início do século XX, começando pela abolição oficial da escravatura, que o escritor presenciou quando criança. Os textos abrangem ainda, e principalmente, a vida dos trabalhadores nos primeiros anos da República, incluindo as relações entre os trabalhadores do Brasil e de outros países, como a Rússia, com destaque para a Revolução de 1917, e os Estados Unidos, cuja dominação sobre os povos das três Américas já era percebida por Lima Barreto.

O autor esteve entre os que se posicionaram contra os poderosos de seu tempo, "razão por que a obra do escritor passou décadas marginalizada na cultura brasileira - inclusive na cultura escolar, em que até hoje não tem o devido reconhecimento", segundo os professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto. Eles coordenam, na Faculdade de Letras da UFMG, o LinTrab - Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura. O grupo reúne estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem análise linguística de discursos sobre trabalhadores, principalmente discursos educacionais, históricos, jornalísticos e literários. 

O livro de Lima Barreto é o segundo da série Antologias sobre Trabalhadores, produzida pelo LinTrab. A primeira antologia, Poemas brasileiros sobre trabalhadores, também está disponível online, no endereço eletrônico http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/poemastrabalhadores-site.pdf. A divulgação das antologias pela internet tem como principal objetivo contribuir para a difusão dos textos, tornando-os facilmente acessíveis a trabalhadores, estudantes e demais interessados.

Serviço:
Obra: Lima Barreto - Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores
Conteúdo: 25 artigos, cartas e crônicas de Lima Barreto que tratam da temática do trabalho e trazem trabalhadores como protagonistas
Organizadores: Antônio Augusto Moreira de Faria, Rosalvo Gonçalves Pinto (Coordenadores), Adriana Corrêa Costa David, Clarice Lage Gualberto, Denise dos Santos Gonçalves, Letícia Lucinda Meirelles, Luiz Paixão Lima Borges, Maria Juliana Horta Soares, Priscila Lopes Viana, Rosa Maria Saraiva Lorenzin

Nenhum comentário:

Postar um comentário